Blogue protegido pelo Portal das Escolas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pega-monstros - Ciência e Matemática

 Antes da iniciarmos a nossa atividade de Ciência - produção de um pega-monstro- contactámos com as medidas de capacidade. A Mónica levou uma garrafa de litro que enchemos com água da torneira e verificámos quantas garrafas de meio litro conseguíamos encher com aquela quantidade. Descobrimos que eram duas garrafas.





 Depois fomos realizando exercícios: e se fossem duas garrafas de 1 litro quantas garrafas de meio litro enchíamos?  e muitos outros...
Em seguida, a Mónica levantou a questão: "Quantas garrafas de 1 litro serão necessárias para encher um garrafão de 5 litros? Refletimos, apresentámos os nossos raciocínios e verificámos a veracidade dos mesmos.
Outra pergunta surgiu: "E quantas garrafas de meio litro serão necessárias para encher o mesmo garrafão?"... refletimos... apresentámos os nossos raciocínios... testámos... 
 Partimos para a CIÊNCIA... com o guião de como preparar pega-monstros para dez meninos mas, como a turma é constituída por 20 alunos foi necessário duplicar os ingredientes apresentados.
Mais uma vez percebemos que trabalhávamos uma outra disciplina mas ao mesmo tempo tínhamos que ter conhecimentos matemáticos.







Todos gostámos de realizar esta atividade e ficámos muito contentes pois levámos o pega-monstro, para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário